O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Gervásio Maia (PSB), e o deputado estadual Renato Gadelha (PSC), condenaram a ideia do Governo Federal de privatizar o canal da Transposição das águas do Rio São Francisco. De acordo com os parlamentares, não deveria sequer ser cogitada a possibilidade de privatizar um bem tão precioso e necessário para as vidas como a água.
“Tem áreas que são de soberania nacional e não podem ser privatizadas, acho que a água é essa”, considera o deputado Renato Gadelha. Ele ainda afirma que a água “pode ser municipalizada, estadualizada, mas nunca privatizada. Principalmente se permitir que estrangeiros também tomem conta desse setor porque é uma área de segurança para as pessoas”.
Gervásio Maia, por sua vez, vê com muita preocupação a possibilidade de privatização. Sob seu ponto de vista, a gestão da água deve estar sempre na tutela do poder público. “Na hora que você entrega a gestão de água a uma empresa, ela vai visar o lucro, ela vai ganhar dinheiro com isso. Nenhuma empresa vai investir na compra de qualquer equipamento que não seja para visar o lucro”, considera o presidente da Assembleia.
CLICK CZ