Menu

Comitê pró construção do Hospital Universitário do Sertão realizou no Campus da UFCG encontro com prefeitos, secretários e lideranças políticas de todas as regiões. Entenda

Nesta quarta- feira (25), no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi realizado o primeiro encontro entre o Comitê Pró-Hospital Universitário (Pró-HU) com todos os secretários municipais de todas as regiões, prefeitos e lideranças políticas da região.

O objetivo da reunião foi apresentar o projeto arquitetônico, colher assinaturas que firmem o Pacto Pró-HU pela construção do hospital. Os representantes da UFCG e as lideranças municipais devem viajar a Brasília para deixar encaminhadas emendas da bancada paraibana.

O prefeito de Uiraúna, Dr. Bosco Fernandes disse que o encontro foi bastante produtivo e que toda região do alto piranhas deve abraçar essa luta pela construção do Hospital Universitário do Sertão.

Já o professor e representante do Comitê pró HU, Antônio Fernandes e Dra. Mônica Paulino, disseram que o encontro foi importante com diversos segmentos da sociedade entre eles os prefeitos e secretários de todas as regiões do sertão e que foi um momento riquíssimo de informações entre o Comitê Pró – Hospital Universitário (ProHU) com todos os representantes das cidades que estiveram presentes no encontro.

Já a Dra. Mônica Paulino afirmou que a partir dessas assinaturas nós vamos a Brasília conversar com os candidatos para sensibilizar a bancada federal da Paraíba no sentido de condicionar emendas parlamentares que garantam a construção do hospital.

ENTENDA

O diretor do campus da UFCG de Cajazeiras Dr. Antônio Fernandes, está liderando um movimento que pretende reunir lideranças de 40 cidades sertanejas em prol da construção do Hospital Universitário do Sertão, que será em Cajazeiras.

A governança do Hospital Universitário Júlio Bandeira, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e à Rede Ebserh, recebeu, na última semana, a última revisão do anteprojeto para a construção do novo Hospital Universitário de Cajazeiras. Profissionais da Unops (Escritório de Projetos da ONU) fizeram uma explanação sobre a nova unidade, já com as alterações necessárias. Após a conclusão da obra, a unidade contará com 200 leitos e serviços de alta complexidade

O arquiteto da Ebserh, Pedro Henrique Santos, participou da reunião por meio de videoconferência e pode contribuir para os últimos ajustes. Já Vinícius Medeiros, profissional da empresa contratada, o próximo passo será a validação da entrega do projeto e o protocolo nos órgãos de controle e fiscalização, como os de licença ambiental, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros, que irão avaliar para uma posterior aprovação.

Para a superintendente do HUJB, Mônica Paulino, a participação da Ebserh e da Unops dá credibilidade ao projeto e permite o desenvolvimento de metodologias para que leva em conta questões como sustentabilidade e humanização do espaço hospitalar. Ainda estão em andamento os projetos complementares da obra, como o hidráulico e o elétrico, que serão incorporados ao arquitetônico para que possa ser iniciada a construção do empreendimento, de acordo com a verba orçamentária. “O projeto está em ótimas mãos. Constatamos a excelente qualidade do trabalho que foi prestado. Agora o objetivo é traçar estratégias para as próximas etapas”, avaliou a superintendente Mônica Paulino.

Para o reitor da UFCG, Vicemário Simões, saúde é o clamor da população da região há tempos. “Uma grande conquista foi a criação do curso de Medicina e os outros cursos da área que foram instalados no campus em Cajazeiras. Agora estamos vislumbrando uma aspiração não apenas da instituição, mas de toda a comunidade, que é a construção do novo HU”, declarou o reitor.

Participaram ainda da reunião o diretor do campus da UFCG em Cajazeiras, Antônio Fernandes, e professores da instituição.

Atuação da Ebserh

Desde dezembro de 2015, o HUJB-UFCG é filiado à Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão