Menu

Direção do HUJB de Cajazeiras confirma morte de criança de 8 anos da cidade de Cachoeira dos Índios acometida de Meningite. OUÇA

A Direção do Hospital Universitário Júlio Bandeira de Cajazeiras, confirmou o óbito da criança Ana Carolina Pereira, 8 anos, residente no município de Cachoeira dos Índios acometida de meningite.

Segundo a diretora Administrativa do HUJB Dra. Mônica Paulino, a garotinha foi internada naquela unidade hospitalar no dia 13 de fevereiro com suspeita de meningite. O caso se agravou e ela veio a ter morte cerebral. E na tarde desta quarta-feira (19) veio a falece.

Segundo informações da chefe de emergência do HUJB Daniele Guerra a criança deu entrada muito grave e foram feitos todos os procedimentos necessários, mas, não foi possível sua transferência. Ela explicou que a meningite contraída pela criança possivelmente teria sido bacteriana.

OUÇA

 

 

ENTENDA

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membrandas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave.

O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Crianças, jovens e adolescentes precisam se vacinar contra meningite!

Todas as faixas etárias podem ser acometidas pela doença, porém o maior risco de adoecimento está entre as crianças menores de 05 (cinco) anos, especialmente as menores de 01 (um) ano de idade. Na doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além das crianças, os adolescentes e adultos jovens têm o risco de adoecimento aumentado em surtos.

Na meningite pneumocócica (causada pelo Streptococcus pneumoniae) idosos e indivíduos portadores de quadros crônicos ou de doenças imunossupressoras também apresentam maior risco de adoecimento. O sexo masculino também é o mais acometido pela doença.

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão