O Partido Liberal confirmou a filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O governante bateu o martelo depois de um almoço com o chefe da sigla, Valdemar Costa Neto, na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília.
A assinatura da ficha de filiação foi marcada para o dia 22 de novembro, em um “evento político” que será organizado pelo PL na capital federal.
Bolsonaro está sem partido desde novembro de 2019, quando se desvinculou do PSL, legenda pela qual foi eleito chefe do Executivo federal.
Desde então, o presidente negociou com partidos de centro-direita, como Republicanos, Patriota e Progressistas. Nas últimas semanas, o diálogo com o PL avançou a partir do contato direto entre Bolsonaro e Costa Neto.
O desfecho, no entanto, dependia da disposição do partido para ceder ao grupo político de Bolsonaro indicações de candidatos em São Paulo no ano que vem (governo do estado e Legislativo federal).
Durante o almoço de hoje, as pendências foram solucionadas, e Bolsonaro então “bateu o martelo”, segundo relatos de interlocutores próximos ao governante.