O Campeonato Paraibano de 2022 já tem data para começar. A competição mais importante do futebol do estado será iniciada no dia 3 de fevereiro e vai até maio. As datas, assim como a divisão dos grupos e o modelo de disputa da competição foram definidas hoje, no Conselho Técnico da 1ª Divisão. O encontro aconteceu em em um hotel da capital.
Na reunião do arbitral, a Federação Paraibana de Futebol (FPF) e os 10 clubes que disputarão a competição definiram as regras para o certame da próxima temporada. Em 2022, o campeonato contará com representantes de três regiões do estado:
- Litoral: Auto Esporte (recém promovido), Botafogo, CSP (recém promovido) e São Paulo Crystal;
- Borborema: Campinense (atual campeão), Sport Lagoa Seca (recém promovido) e Treze;
- Sertão: Atlético de Cajazeiras, Nacional de Patos e Sousa.
Grupos e 1ª Fase
O Campeonato Paraibano de 2022 será disputado a partir de dois grupos. As equipes farão jogos de ida e volta dentro de cada chave as equipes da chave.
O melhor time de cada grupo avança direto para as semifinais. Enquanto isso, o segundo colocado e o terceiro farão uma repescagem para definir os segundos semifinalistas.
Essa segunda chance colocará o 2º do Grupo A contra o 3º do B e o 2º do B diante do 3º da Chave A. Esses embates serão em partidas únicas com mandos dos segundos colocados.
Do outro lado das tabelas, o pior de cada grupo será rebaixado para a Segunda Divisão de 2023.
Confira como ficaram cada um dos grupos:
- Grupo A: Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo, São Paulo Crystal e Sousa;
- Grupo B: Campinense, CSP, Nacional de Patos, Sport Lagoa Seca e Treze.
Segunda Fase
Na segunda fase da competição, os quatro melhores times do campeonato, após a primeira fase e a repescagem, vão se enfrentar em cruzamento olímpico. As semifinais serão em jogos de ida e volta, com mando dos primeiros colocados da etapa inicial.
Quem passar, faz a final da competição. A decisão também será em jogos de ida e volta. O time de melhor campanha decide em casa.