Idealizado pelo prefeito Chico Mendes em parceria com a Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, presidida pelo deputado Jeová Campos, foi realizado um grande debate nesta terça-feira (15), em São José de Piranhas, para discutir a destinação e o uso racional das águas da Transposição do Rio São Francisco.
Com a presença de prefeitos, lideranças políticas e sindicais, agentes sociais e representantes de várias instituições com atuação no estado e no Nordeste, as discussões foram direcionadas inicialmente sobre projetos nas áreas de piscicultura e agricultura familiar que fomentem o desenvolvimento, gerem empregos e renda para a região que já está sendo beneficiada com a chegada das águas. Também foi discutido o uso racional da água.
Ao final do evento, o anfitrião do evento [Chico Mendes] disse em entrevista ao Radar Sertanejo que ficou muito feliz com o engajamento gerado a partir deste debate realizado pela prefeitura em parceria com a ALPB, que contou com a participação de várias instituições. “Muito me honra ser o idealizador desse evento, onde começa uma grande bandeira de luta para transformarmos as águas do São Francisco em geração de emprego e renda, para alimentar e desenvolver a região”, disse o prefeito.
O presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, Jeová Campos, destacou a participação das instituições e disse que o evento foi um ponto de partida para um grande projeto. Ele enalteceu a iniciativa de Chico e lembrou que as barragens de Boa Vista e Engenheiro Avidos podem ser um com foco no desenvolvimento econômico e social da região do sertão paraibano.