Menu

Hospital Universitário Júlio Bandeira(HUJB) emite nota sobre atendimento pediátrico. Leia

O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello da Universidade Federal de Campina Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vem a público esclarecer que, ao contrário do que vem sendo veiculado em alguns meios de comunicação, em nenhum momento deixou de prestar atendimento pediátrico e que continua recebendo crianças mediante encaminhamento por outras unidades de saúde, conforme pactuado com as Secretarias de Saúde e utilizando o acolhimento com classificação de risco, dispositivo esse da Política Nacional de Humanização.

Representantes do HUJB/Ebserh, secretários de saúde e gestores dos municípios que compreendem a região polarizada por Cajazeiras, firmaram acordo para que, a partir do dia 08 de março de 2022, todos os atendimentos de Urgência e Emergência fossem direcionados/regulados/referenciados pelos serviços de saúde – UBSF’s, hospitais municipais, regional e do SAMU 192.

A medida, que obedece a prerrogativa SUS, foi adotada ante a necessidade de focar os esforços do HU em atendimentos de média e alta complexidades e priorizar um dos principais objetivos de um hospital universitário, o ensino.
No formato anterior, o HUJB estava sobrecarregado de atendimentos de menor complexidade, que podem ser feitos em uma UPA, por exemplo. Nesse cenário, profissionais especializados deixam de receber pacientes mais graves por estarem sobrecarregados com outros atendimentos. Além disso, os estudantes do HUJB necessitam ter contato com casos de média e alta complexidade para seu aprendizado, essência de um hospital universitário.

É importante reforçar que o HUJB é um hospital universitário, campo de prática para formação de profissionais de saúde, e atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região e nem por gerir a oferta de atendimento da região, sendo esta responsabilidade dos demais gestores de saúde da região.

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão