Menu

Dos 19 governadores que tentarão a reeleição, 17 lideram suas pesquisas – VEJA NÚMEROS

Dos atuais 27 governadores no Brasil, 19 tentarão a reeleição nas eleições deste ano. O dado é do Polêmica Paraíba, após realizar um levantamento com as pesquisas eleitorais publicadas mais recentemente até o fechamento desta matéria (nesta sexta-feira 29).

Desses 19, 17 aparecem em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais estimuladas, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos ao entrevistado. Um deles aparece em segundo lugar nas pesquisas e outro em terceiro. Ainda, há um pré-candidato a reeleição empatado com outro.

São oito estados onde não haverá tentativa de reeleição pelo atual chefe do executivo: Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Amapá e Rio Grande do Sul.

Confira a seguir qual é a situação de cada uma das 27 Unidades da Federação no que diz respeito aos seus pré-candidatos a governador. Os estados estão separados por região, estas elencadas em ordem alfabética:

Centro Oeste

Distrito Federal: O atual governador Ibaneis Rocha (MDB) irá disputar a reeleição. Na última pesquisa eleitoral (DF-02081/2022), ele obteve 35% dos votos. O segundo lugar é José Antonio Reguffe (União), com 21% dos votos.

Goiás: O atual governador Ronaldo Caiado (União) também irá disputar a reeleição. Na última pesquisa eleitoral (GO-08274/2022), Caiado somou 37% dos votos. O segundo lugar é Marconi Perillo (PSDB) 20% dos votos.

Mato Grosso: O atual governador Mauro Mendes (União) também irá disputar a reeleição. Ele obteve 43,3% dos votos na última pesquisa eleitoral publicada (MT-02404/2022). O segundo lugar é Maria Lúcia (PCdoB), com 7,3% dos votos.

Mato Grosso do Sul: O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) exerce o seu segundo mandato.

 

Nordeste

Alagoas: O atual governador Paulo Dantas (MDB), que exerce mandato tampão desde meados de março após o então governador e vice-governador renunciarem ao cargo para disputarem as eleições deste ano, lidera a mais recente pesquisa eleitoral (AL-02634/2022). Ele soma 33% das intenções de voto, contra 14% de Rodrigo Cunha (União), em segundo lugar.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão