O Conselho Técnico do Campeonato Paraibano definiu, nesta quarta-feira (9), o formato e as datas para o torneio do ano que vem, que tem data prevista de estreia para o dia 7 de janeiro. O Arbitral reuniu membros da Federação Paraibana de Futebol e dirigentes das dez equipes da competição se reuniram em João Pessoa para tratar sobre os detalhes.
Diferente do ano passado, a edição de 2023 terá todas as equipes enfrentando as outras uma vez. Ou seja, cada clube jogará nove partidas. Por sorteio, Serra Branca, Treze, Queimadense, Sousa e Nacional de Patos foram os primeiros sorteados e jogarão cinco jogos em casa, enquanto Botafogo-PB, Campinense, CSP, São Paulo Crystal e Auto Esporte apenas quatro.
Primeira rodada – sem data e horário
Sousa x Auto Esporte
Queimadense x Campinense
Treze x São Paulo Crystal
Nacional x CSP
Serra Branca x Botafogo-PB
As demais rodadas também foram definidas, mas ainda não divulgadas. O clássico entre Campinense x Botafogo-PB caiu na primeira rodada, mas, com o acordo das equipes, foi remanejado para a terceira.
As dificuldades do calendário
A grande discussão nesta edição foi a disposição das partidas dentro do calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A princípio, são apenas 13 datas disponíveis, por conta do adiamento das fases preliminares da Copa do Nordeste e, também, da Copa do Brasil.
Campinense, Sousa e Botafogo estão no torneio regional e, caso avancem, dificultam ainda mais o calendário paraibano. O mesmo vale para a Copa do Brasil, que tem a presença da Raposa e do Belo desde o início.
Além disso, o Arbitral destacou as dificuldades com alguns estádios na Paraíba, os quais estão interditados em algumas áreas por motivos de segurança. Em especial, o Amigão, casa do Campinense e do Treze em Campina Grande, e o Almeidão, do Botafogo-PB, em João Pessoa.
No Paraibano deste ano, a divisão foi feita em dois grupos, com cada equipe se enfrentando duas vezes. Os dois melhores colocados iam direto à semifinal, enquanto o 2º e 3º de cada grupo se enfrentavam, para que os vencedores enfrentassem os times que passaram direto.
Leonardo Abrantes – MaisPB