Município: Cajazeiras- PB
Região do Estado: Sertão Paraibano
Distância de João Pessoa: 476 km
Historicamente, o município de Cajazeiras desmembrou-se de Sousa em 23 de novembro de 1863, quando o então distrito passou a condição de vila. Em 10 de julho de 1876, através da Lei Nº 616, Cajazeiras deixou de ser vila e elevou-se à categoria de cidade. A data de emancipação válida é a de 23 de novembro de 1863.
Outro fato importante é o aniversário de nascimento do Padre Inácio de Sousa Rolim, nascido em 22 de agosto de 1800 no Sítio Serrote, e ordenado como sacerdote no Palácio Episcopal de Olinda, em Pernambuco, em setembro de 1825. Quase quatro anos depois, em 1829, o padre Rolim funda a “Escolinha de Serraria”, que tem ligação direta com a fundação de Cajazeiras. Essa pequena escola começou a crescer a partir de 1833, atraindo estudantes do local e de outras regiões.
Sete anos depois (1843), o padre Rolim muda-se para seu sítio de origem, onde ainda residiam seus pais, e funda um colégio de salesianos (hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes), que também atraiu vários estudantes e até mesmo personalidades, entre elas o Padre Cícero (vindo de Juazeiro do Norte, Ceará). Além dele, outras personalidades também estudaram lá e passam a residir nas imediações do colégio, sendo, por isso, o motivo pelo qual Cajazeiras é referida como “A terra que ensinou a Paraíba a ler”. Essas residências deram origem à cidade, com o nome de “Cajazeiras” em referência à antiga fazenda fundada por Luiz Gomes de Albuquerque, e onde estavam plantados vários pés de cajá.
Em 1948, um projeto de Lei de autoria do vereador Germiniano de Sousa como forma de homenagear o Padre Rolim, foi aprovado no Poder Legislativo estabelecendo a unificação da comemoração das duas datas históricas, ou seja, o dia 22 de agosto tanto para comemorar o aniversário do Padre Rolim e ao mesmo tempo a emancipação política de Cajazeiras.
A festa de emancipação conta com uma vasta programação cívica, religiosa e de caráter administrativo. O momento mais esperado é o Desfile Cívico que conta sempre com a presença de diversas autoridades. Desfilam pela Avenida Padre Rolim todas as escolas municipais, estaduais, a Polícia Militar (em geral), Corpo de Bombeiros, SAMU, SCTrans e diversos órgãos municipais.
Todos os anos, um grande público deixa suas residências, para prestigiar o Desfile Cívico do “Dia da Cidade”.