Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) para apurar uma denúncia contra as gestões do atual prefeito Bal Lins e do ex-prefeito Chico Mendes, julgou regular os gastos com combustíveis realizados pela Prefeitura de São José de Piranhas no ano de 2022 e nos quatro primeiros meses de 2023, tendo como referência o processo (TC 05489/23).
A auditoria teve como base uma denúncia e representação do vereador Dr. Ricardo Cavalcanti. Ele solicitou ao TCE-PB que verificasse suposto gasto excessivo com combustível aos cofres público.
Na análise da auditoria, o órgão fiscalizador de contas acatou as alegações da defesa, que justifica o aumento nas despesas com combustíveis devido a fatores internos e externos à gestão.
Entre estes estão o fator pandemia, que ocasionou uma variação nos preços dos combustíveis, bem como foi responsável pela adoção de medidas de isolamento principalmente no exercício de 2020 fazendo com que reduzisse bastante a circulação dos veículos da frota dos municípios em geral.
E outro fator citado pela defesa e também acatado pela Corte que justifica o aumento no gasto com combustível nos exercícios de 2021 e 2022 em relação ao exercício de 2020 foi a alteração desproporcional no preço dos combustíveis e, por fim, o gestor informa que houve um aumento da frota municipal no exercício de 2023, além do controle de quilometragem dos veículos da prefeitura.
Redação + Radar Sertanejo