*NOTA DE ESCLARECIMENTO*
A direção da maternidade Deodato Cartaxo, que fica no Hospital Regional de Cajazeiras e faz parte da Rede Estadual de Saúde, explica que a respeito do óbito de um recém-nascido, na unidade, todos os procedimentos foram realizados rapidamente e de acordo com os protocolos de saúde, mas devido às condições críticas, infelizmente o bebê foi a óbito, no último domingo (28)
Sobre o caso é preciso esclarecer ainda que:
*1* – A gestante chegou ao Hospital Regional de Cajazeiras sozinha, no período da madrugada onde foi atendida prontamente. Na ocasião foi diagnosticado o prolapso de cordão umbilical (quando o feto comprime o cordão durante o trabalho de parto) em um dos bebês da gestação gemelar, uma condição grave, que na maioria das vezes pode levar ao óbito fetal.
*2* – Após o diagnóstico na triagem a paciente foi encaminhada para cirurgia. Infelizmente, a paciente havia dado entrada no serviço com um dos bebês em já em óbito, sendo o outro salvo pela equipe da maternidade e prontamente colocado em incubadora.
*3* – É preciso enfatizar que não houve situação caótica, atraso, ou mesmo demora no atendimento da paciente, que pudesse levar a alguma complicação no procedimento.
*4* – A paciente, que chegou a unidade com 32 semanas e passou por parto prematuro, está estável e se recuperando bem. O segundo recém-nascido teve um agravamento de quadro, neste domingo (28), devido às condições de nascimento e foi transferido para a UTI Neonatal da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos.
A direção da unidade reforça o compromisso com a população atendida pela unidade, sendo a única Casa de Saúde de media e alta complexidade de toda uma região e que atualmente segue trabalhando com 100% da capacidade.
Por fim, lamentamos o óbito do recém-nascido e nos solidarizamos com a família. A unidade está aberta para esclarecimentos à família e a sociedade.