Menu

PIB do Brasil cresce 1,4% no 2º trimestre e avança 3,3% em um ano. Veja

A economia brasileira cresceu 3,3% no segundo trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, mostram dados divulgados nesta terça-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já em relação aos primeiros três meses deste ano, o PIB (Produto Interno Bruto) nacional avançou 1,4%. Ambos os resultados superam as expectativas do mercado financeiro.

O que diz o PIB

A soma de todos os bens e produtos finais da economia brasileira aumentou 3,3% em um ano. A variação do segundo trimestre considera uma comparação com o mesmo intervalo do ano passado. As expectativas do mercado financeiro apontavam para um avanço de 2,7% na base de comparação.

Resultado representa a 14ª alta do PIB na comparação com o mesmo período do ano anterior. A última queda na base de comparação foi registrada no quatro trimestre de 2020 (-0,3%). No período, a economia sofria com os impactos da pandemia do novo coronavírus.

Economia nacional cresceu pelo segundo trimestre seguido na comparação com os três meses anteriores. O PIB brasileiro avançou 1,3% entre abril e junho, ante a alta de 1% apurada nos primeiros três meses deste ano. O desempenho confirma uma retomada após uma estagnação apurada no segundo semestre do ano passado.

Indústria (+1,8) e serviços (+1%) estimulam o resultado positivo. Os setores foram os que mais contribuíram para a elevação do PIB acima da expectativa de alta de 0,9% ante os três meses anteriores. Por outro lado, a participação da agropecuária encolheu 2,3%.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão