Menu

Meteorologista prevê poucas chuvas e agricultores perderem suas lavouras entre o final de abril e ao longo de maio no semiárido do Estado. Leia

Uma onda planetária de energia oriunda da Indonésia associada ao sinal negativo para chuvas da Oscilação 30 – 60 dias, vai atingir o semiárido do Nordeste nos próximos dias.

Foi o que disse o Físico e Meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, ao programa Rádio Vivo da Alto Piranhas nesta quarta- feira (18) e prevê pouca chuva no semiárido da Paraíba nos próximos 25 dias.

Dessa forma, a previsão feita pelo estudioso de chuvas abaixo da média em 2018 deve se confirmar, com considerável probabilidade dos agricultores perderem suas lavouras entre o final de abril e ao longo do mês de maio no semiárido do Estado.

A Oscilação 30 – 60 dias, é um fenômeno físico associado ao padrão de convecção vigente durante a estação chuvosa das várias regiões brasileiras. O fenômeno consiste na propagação de uma onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera da região da Indonésia em direção ao Brasil, se propagando de oeste para leste e que pode inibir a convecção (fenômeno físico responsável pela formação de nuvens precipitantes) se o sinal da oscilação estiver negativo para chuvas em determinado mês, ou favorecer a convecção, se o sinal da oscilação estiver positivo para chuvas num dado mês considerado. Em fevereiro, o sinal da oscilação esteve positivo para chuvas no Nordeste, no mês seguinte, com a chegada de uma nova onda de energia com sinal negativo para chuvas, choveu bem abaixo da média na região. Em abril chegou outra onda com sinal positivo para precipitação na região, e que provocou boas chuvas, mas em maio, a chegada de uma onda com sinal negativo para precipitação no Nordeste, vai fazer choveu pouco especificamente no semiárido paraibano. Em outras palavras, essas ondas planetária se alternam em intervalos de 30 e 60 dias, conforme indica o próprio nome do fenômeno atmosférico.

CLICK CZ

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão