A Biblioteca Pública Municipal Dr. Castro Pinto de Cajazeiras, aderiu à campanha Outubro Rosa. O mês é marcado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades, que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados à conscientização e às ações sobre o tema, mostrando os avanços já conquistados e os desafios para vencer esse tipo de câncer, que atinge um grande número de brasileiras por ano e é a quinta maior causa de mortalidade no mundo.
Em contato com o Portal CLICKCZ, a Diretora da Biblioteca Pública Francisca Vieira Rolim, disse que este é o momento de intensificar os trabalhos de prevenção com a ajuda de toda a cidade. “É preciso quebrar paradigmas e falar sobre esse assunto não apenas com as mulheres, mas também com as famílias. Mostrar a realidade de pessoas que lutaram contra a doença redobra a nossa atenção e só reafirma a importância dos exames preventivos”, alerta.
Já para os funcionários da Casa da Leitura, eles afirmaram que o objetivo da ação é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher, com destaque para os exames preventivos. Se for descoberto no início o câncer tem possibilidades de cura, por isso é necessário informar as pessoas sobre o assunto”.
História
O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em New York (EUA) e, desde então, é promovido anualmente em diversos países.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de pele (não melanoma), correspondendo a cerca de 25% dos novos casos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, mas representa apenas 1% do total.
Fonte: Alberto Dias
CLICK CZ