Dos 161 cursos superiores de instituições públicas e privadas na Paraíba que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, sete alcançaram o conceito máximo da avaliação, a nota 5. Todos os cursos que obtiveram a nota máxima no estado são oferecidos por instituições públicas e a maioria é da área de exatas
Os dados divulgados nesta terça-feira (9), pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Confira:
Arquitetura e urbanismo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG);
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), do campus em Cajazeiras;
Tecnologia em redes de computadores, do IFPB;
Ciência da computação (bacharelado), da UFCG;
Ciência da computação (licenciatura), da Universidade Federal da Paraíba, no campus de Rio Tinto;
Ciências sociais (licenciatura), da UFCG, no campus de Campina Grande;
Engenharia civil, da UFPB.
Apesar disso, seis cursos, também oferecidos por instituições públicas no estado, registraram nota 1 no Enade, sendo os cursos da UFPB de Física (bacharelado), do campus João Pessoa, Química (bacharelado e licenciatura) e Ciências biológicas (bacharelado), do campus de Areia; Química (licenciatura), do campus de João Pessoa do IFPB; e Engenharia, do campus de Sumé da UFCG.
O G1 entrou em contato com as assessorias de imprensa da UFPB e da UFCG, mas até as 16h desta terça-feira (9), não havia recebido uma resposta.
A assessoria de imprensa do IFPB informou que apenas três estudantes do curso de licenciatura em Química, do campus João Pessoa, compareceram à prova do Enade e que a Diretoria de Desenvolvimento do Ensino desse campus vai se reunir na próxima semana com o Colegiado dos Cursos, o Núcleo Docente Estruturante e o Departamento de Ensino Superior para buscar as causas desse resultado. De acordo com o instituto, na prova anterior do Enade, o mesmo curso obteve o conceito máximo, 5.
O exame é obrigatório e avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, às habilidades e às competências desenvolvidas pelo estudante durante a formação acadêmica. A cada ano o Enade se dedica a um Ciclo Avaliativo Trienal.