Dois pontos para atualização das condições climáticas no Semiárido do setor norte do Nordeste do qual faz parte do Semiárido do Estado da Paraíba.
De acordo com o físico Rodrigo Cézar Limeira, o calor intenso das últimas semanas registrado no interior do Nordeste deverá se intensificar um pouco em dezembro.
Segundo o estudioso, dia 21 de dezembro tem início o verão do hemisfério sul, período que dura até aproximadamente 21 de março, no qual os raios solares incidem de forma menos inclinada sobre o referido hemisfério.
Dessa forma, sendo dezembro o mês mais quente do ano, é de se esperar um calor ainda mais intenso sobre a região Nordeste do Brasil. Além disso, a região central do Oceano Pacífico Equatorial está com viés de temperatura positivo, insuficiente para formar um novo episódio do fenômeno climático e oceânico El Niño, mas suficiente para ajudar a manter as temperaturas variando de normais a acima da média sobre grande parte do Nordeste neste final de ano.
De acordo com o físico, as condições oceânicas indicam o início do período chuvoso das mencionadas regiões entre os dias 05 e 15 de fevereiro, apesar do estudioso divulgar só a partir de 20 de dezembro sua previsão a respeito do período mais chuvoso do Semiárido do setor norte do Nordeste.
Para dezembro e janeiro a perspectiva é de chuvas isoladas no Semiárido da PB, em dezembro a chuva cai de forma mais isolada, mas em janeiro elas se tornam mais generalizadas, atingindo uma quantidade maior de localidades da região.