Na Paraíba, o Sistema de Informação sobre Mortalidade da Secretaria Estadual de Saúde (SIM/SES) registrou 256 suicídios em 2019 e 93 em 2020. Os dados reforçam a importância do mês de setembro, tradicionalmente conhecido como ‘Setembro Amarelo” pelas campanhas de prevenção e ajuda aos problemas mentais.
Mesmo no período de pandemia da Covid-19, os centros especializados no atendimento psicológico permaneceram e continuam abertos. As pessoas que precisarem de ajuda podem se dirigir aos Centros de Atendimento Psicológicos (Caps) e ao Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), que funciona no Complexo Hospitalar Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma), no bairro de Mangabeira
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (Resmem/UFPB), promove em setembro várias ações na campanha “Porque todo cuidado em saúde mental é coletivo”. O objetivo é mapear, divulgar e valorizar ações e serviços públicos e gratuitos de cuidados contínuos com a saúde mental.
Entre as atividades, está o projeto ‘Hora da Fala’, para acolhimento e escuta multiprofissional. A população pode participar remotamente por meio do link, todas as quartas-feiras deste mês, durante uma hora e meia.
Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em 2015, a campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população e promover a prevenção do suicídio. Com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFP) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo faz alusão ao dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.