O programa Rádio Vivo da Rádio Alto Piranhas recebeu na tarde desta terça-feira (26) a participação da Ginecologista e Chefe da Divisão Médica do HUJB de Cajazeiras- PB, Dra. Kévia Bezerra, além do enfermeiro e Chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, José Geraldo que falaram da Campanha Outubro Rosa que visa conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.
De acordo com a Dra. Kévia o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres) (IARC, 2020).
Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres (IARC, 2020).
O Hospital Universitário Júlio Maria Bandeira de Mello (HUJB-UFCG/Ebserh) realizou durante todo mês de outubro, ações educativas nas salas de espera com a participação dos professores e alunos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande campus Cajazeiras, além de nutricionista, enfermeiros, pedagoga e outros profissionais da instituição como forma de alertar que a prevenção é o melhor remédio contra qualquer doença, ainda mais o câncer.
Outra ação importante do hospital ocorreu com ampliação de consultas ginecológicas das pacientes que já estavam com as consultas marcadas pela Central de Marcação e Regulação (CMR) do município de Cajazeiras.
Fonte: Alberto Dias
CLICK CZ