Menu

Livro “Dom Zacarias Rolim de Moura: Fé e Espiritualidade, Educação e Cultura” será lançado nesta sábado(08) em Cajazeiras. Leia

O escritor Helder Ferreira de Moura vai lançar, no sábado (8), no Cajazeiras Tênis Clube, às 20h, o livro “Dom Zacarias Rolim de Moura: Fé e Espiritualidade, Educação e Cultura.” O livro será lançado pela Arribaçã Editora com o apoio da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).

Helder Moura revelou que dois fatores principais motivaram escrever o livro: resgatar a trajetória de vida de Dom Zacarias e fazer justiça em relação às várias histórias que foram ditas contra Dom Zacarias que não eram verdadeiras. Também faz parte da história de Dom Zacarias e da Diocese de Cajazeiras a explosão da bomba do Cine Apolo XI.

Ele critica os intelectuais de Cajazeiras por não terem tido a coragem de escrever sobre a vida de Dom Zacarias. “Espero que minha obra estimule outros escritores cajazeirenses a continuarem essa história”, desabafou o escritor.

Helder Moura, que é sobrinho de Dom Zacarias, relata um confronto que surgiu entre a Diocese e um grupo de padres italianos que vieram para Cajazeiras. Segundo Helder, eles tentaram modificar o sistema ideológico da igreja na época, inclusive taxando Dom Zacarias de ‘mau pastor’.

“Dona Ica Pires, que era uma personalidade muito influente na época, foi conversar com Dom Zacarias pedindo que tirasse os padres italianos do programa de rádio que eles comandavam na Rádio Alto Piranhas”, disse Helder.

Entre os muitos feitos de Dom Zacarias estão a conclusão do Seminário Nossa Senhora da Assunção, da Catedral Nossa Senhora da Piedade, da construção da Vila do Bispo e a criação da FESC/FAFIC.

Segundo Helder, nos últimos anos de vida de Dom Zacarias, no sítio Malhada das Pombas, ele começou a definhar e as visitas se tornaram praticamente raras.

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão