A iniciativa de doar sangue, seja por um gesto voluntário ou mesmo para salvar alguma vida em risco, tornasse mais do que uma ação voluntaria, em outras palavras, doar sangue pode ser entendido como um gesto de amor ao próximo, onde a ação contribui para que várias vidas possam ser salvas. Entretanto só o ato das pessoas só de pensar em agulha já sente um desconforto tremendo, imagine doar sangue.
Em entrevista ao programa Rádio Vivo da Alto Piranhas (12) com a diretora do Hemonúcleo da cidade de Cajazeiras, Nuara Cardoso, segundo a mesma, o procedimento de doação de sangue, desde que o doador atenda alguns requisitos mínimos como possuir peso apropriado (mínimo 50 quilos), não possuir nenhuma virose e ser maior de 18 (se menor deve atender os requisitos e ter autorização do responsável para o procedimento).
Diretora do Hemonúcleo de Cajazeiras Nuara Cardoso
A diretora do Hemonúcleo de Cajazeiras também fala sobre a disponibilidade de sangue, onde segundo Nuara Cardoso […] “os estoques de sangue se encontram em dia, ou seja, todos os tipos sanguíneos que atende o âmbito hospitalar” esclarece.
Indagada durante a entrevista, Nuara Cardoso foi questionada sobre os casos em que os casos onde as pessoas mais procuram por doações de sangue, se esta procura procede com mais frequência em casos de acidentes ou doenças que acometem o plasma […] ”A doação de sangue se dá através de requisições médicas para o paciente, mas como temos certa experiência na área, sabemos que a maioria da procura se dá em casos de acidentes, principalmente durante datas festivas na cidade e região. Em casos de doenças, além da anemia que é uma realidade de certa forma comum na procura de sangue para pacientes acometidos pela patologia, outro caso de procura se dá pelos pacientes acometidos pela dengue, devido à necessidade de adição de plasma sanguíneo”, esclarece.
CLICK AQUI E OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA!