Menu

Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água solicita autorização para operação das comportas radiais da barragem de Engenheiro Avidos

Com os trabalhos dos técnicos do DNOCS para a colocação das comportas na Barragem do Engenheiro Ávidos em Cajazeiras, a Comissão de Acompanhamento de Alocação de Água 2023/2024 do sistema híbrido, enviou oficio nesta quarta-feira (17) a COMAR solicitando autorização para operação das comportas radicais do Boqueirão de Piranhas.

Conforme o Presidente da Comissão, Ricardo Ramalho Lins, a medida foi tomada em razão da instalação das comportas de montante como medida de segurança da ensecadeira da obra, e da necessidade urgente de manobras de abertura e fechamento das comportas radiais do açude de Engenheiro Avidos.

O objetivo é evitar o desperdício de água acumulada no reservatório e garantir uma reserva mínima aos usuários à jusante, reduzindo os impactos nas comunidades ribeirinhas.

Além disso, a Comissão também solicitou um posicionamento oficial do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional sobre a compensação dos volumes perdidos a jusante, em decorrência das obras das comportas de Engenheiro Avidos.

Redação+Repórter PB

Deixe seu comentário

TV Diário do Sertão